Fonte da Imagem: http://redeglobo.globo.com/globoecologia/noticia/2013/09/mercurio-utilizado-no-garimpo-causa-contaminacao-no-solo-e-em-pessoas.html
Podemos citar inúmeros casos de contaminação de mercúrio ocorridos no Brasil, para ser mais preciso em garimpos na região norte, na famosa jazida conhecida mundialmente como Serra Pelada.
Ali, o minério de ouro era garimpado e depois devia ser purificado. O garimpeiro dotado de um tipo de cadinho, misturava o mercúrio ao minério, e com o auxílio de um maçarico derretia o minério.
O mercúrio reage com o ouro formando amalgama de ouro e pode ser facilmente separado do mesmo por ter ponto de fusão baixo, deixando o ouro precipitado no fundo do recipiente.
Aqui ocorrem três tipos de contaminação por mercúrio, quer tanto pela desinformação dos garimpeiros ou por negligência das autoridades:
1. Intoxicação por via respiratória: O mercúrio é aquecido e passa a ser inalado pelo garimpeiro.
2. Intoxicação por via cutânea: o mercúrio entra em contato com a pele devido a técnicas precárias de manuseio do metal.
3. Contaminação ambiental: o mercúrio é perdido, ou até mesmo jogado fora causando danos ambientais a plantas e animais, que quando ingeridos causam doenças as pessoas que os consomem.
Texto adaptado
Nenhum comentário:
Postar um comentário