domingo, 15 de junho de 2014

OS PERIGOS DOS METAIS PESADOS – fontes de contaminação

Escrito por: Dr. Sérgio Teixeira


Alumínio

Contaminação: panelas e utensílios de cozinha (proibidos na Europa), latas de refrigerantes e cervejas, comidas congeladas, em quentinhas, antiácidos, desodorantes antitranspirantes, leites e sucos de frutas em caixas forradas com alumínio, assim como máquinas de hemodiálise.



Bário
Contaminação: venenos para ratos, pigmentos para pintura e cerâmica, certas águas minerais, refrigerantes e cervejas em lata e alguns contrastes radiológicos.



Boro
Contaminação: ácido bórico usado em inseticidas e em produtos farmacêuticos como a água boricada e polvilhos anti-sépticos.



Cádmio

Contaminação: Frutos do mar (especialmente mariscos), cigarros, tintas, soldas, plásticos, etc.



Cálcio
Contaminação: medicamentos à base de cálcio para pediatria, geriatria e osteoporose, como o cálcio de ostras.



Chumbo
Contaminação: Produtos para escurecer cabelos, gasolina com chumbo, casas com canos antigos, latas de refrigerantes e cervejas e pigmentos para pintura.



Cobre
Contaminação: Piscinas (filtros à base de cobre e colocação nas mesmas de sulfato de cobre e algicidas), assim como canalizações para água quente.



Enxofre
Contaminação: sulfas, conservantes de sucos de frutas, polvilhos anti-sépticos, cremes e sabonetes anti-acne, uvas e derivados (sucos e vinhos) etc.



Ferro
Contaminação: medicamentos contra anemia, encanamentos enferrujados, panelas de ferro, etc.



Flúor
Contaminação: dentifrícios, bochechos e aplicações diretas pelos dentistas. A fluoretação da água vem sendo abandonada por vários países devido aos efeitos tóxicos deste elemento.



Fósforo
Contaminação: agrotóxicos e inseticidas organofosforados.



Iodo
Contaminação: Sal de cozinha (ao qual é adicionado iodo, obrigatoriamente, por lei de quase 50 anos atrás), xaropes de iodeto de potássio e produtos de uso local.



Magnésio
Contaminação: Consumo excessivo de antiácidos, laxantes, talcos para pés, etc.



Manganês
Contaminação: permanganato de potássio, fogos de artifício, cervejas em lata.



Mercúrio
Contaminação: desodorantes contendo calomelano, peixes e crustáceos de rios e do mar, tintas, poliuretanos, termômetros quebrados, garimpos de ouro, etc.



Níquel
Contaminação: latas de conservas douradas, bijuterias, objetos de adorno e até pelas cordas de instrumentos musicais como o violão.


Fonte da Imagem: 


Prata
Contaminação: jóias de prata e produtos fotográficos.



Selênio
Contaminação: xampus anticaspa e medicamentos antioxidantes.



Zinco
Contaminação: cremes, pomadas, talcos, xampus e até colírios contendo zinco, assim como alguns medicamentos anti-estresse, antioxidantes e cálcio de ostras para osteoporose.



Texto adaptado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário